.
Como Usar o Audacity
LENDO E APRENDENDO - BATERIA
PESQUISANDO NA INTERNET A GENTE COLHE MUITOS FRUTOS EM RELAÇÃO À MÚSICA. POSTO AQUI ALGUNS ARTIGOS INTERESSANTES.
Respostas para algumas perguntas frequentes
Como afino minha bateria?
Esse lance de afinação é uma coisa bem pessoal. Na verdade, você tem que deixar a bateria com um som que te agrade. Não se preocupe em afiná-la com notas, como por exemplo: tom 1 em DÓ, tom 2 em MI e surdo em SOL. Estando do seu gosto é o que importa. Só o que você deve prestar atenção, é no tipo de som que você toca. Se for um rock, use uma afinação mais "pesada", com peles mais grossas, tipo a hidráulica, nos tambores. Na caixa, você pode colocar um aro de plástico para eliminar os harmônicos (aquele som de lata). Se for um reggae, use peles mais leves e afinação mais aguda, para imitar os sons de percussão que o estilo exige. Já o bumbo, é sempre interessante deixá-lo "seco" e com um certo "peso". Para isso, coloque uma almofada, cobertor ou um abafador apropriado para esse fim. Note que cada tipo de pele, abafador e até o local onde está a bateria muda o seu timbre. O básico de afinação você encontra no site na seção "conhecendo a bateria". Lembre-se que seu estilo de tocar é único, e que seu som também pode ser único. É isso aí, tente várias afinações e verifique qual te agrada mais, ok?
O que eu faço pra aprender a leitura musical?
Para estudar teoria e leitura (partitura) seria interessante o acompanhamento de um professor, pelo menos no início. No momento em que você compreende os valores das figuras musicais e todos os símbolos contidos numa partitura, você já pode se "virar" sozinho(a). Mas se você não tem condições de fazer aulas, pegue os exercícios que tem no site e tente comparar o que está escrito com o som (MIDI). Use as partituras também, para fazer uma comparação com a música original. O lance é você fazer uma associação do que está escrito com o que você está ouvindo, mesmo que você entenda 5% da partitura. Com o tempo, conforme você vai aumentando seus conhecimentos, essa porcentagem vai aumentando para 10%, 15%, 20%, etc. Lembre-se que qualquer estudo tem um tempo mínimo para ser compreendido. O maior erro é você tentar fazer tudo em um mês e ficar se cobrando a todo momento. Dê tempo ao tempo.
É preciso ter uma bateria para começar a estudar?
Bem, é importante ter instrumento para praticar, mas se você tem apenas uma caixa ou um pad de estudo, tudo bem. Há uma infinidade de exercícios que você pode praticar. Comece com alguns rudimentos e suas variações. Você pode usar os pés para marcar a cabeça dos tempos e os contra-tempos. Já é um bom exercício de coordenação.
Qual bateria é boa para um principiante?
Primeiramente, antes de gastar dinheiro, é importante você ter certeza de que seu instrumento preferido é a bateria. Procure alguns amigos que tocam ou um professor e faça um teste. Se você gostar, aí sim deve pensar em adquirir um instrumento. Mas não se preocupe em ter uma batera fenomenal logo de cara! O importante é que ela dê uma boa afinação e que as partes articuladas (pedal, máquina de chimbal) funcionem bem. Ou seja, você deve verificar se a bateria não é tão ruim a ponto de atrapalhar o seu desenvolvimento. Mas hoje em dia há uma gama enorme de instrumentos bons. Apenas alguns poucos fabricantes insistem em colocar no mercado umas tampas de panela e umas fórmicas mal coladas e chamá-las de bateria. Dentre as marcas "boas e baratas" estão a Turbo e a Peace. Um pouco acima, com uma boa qualidade sonora, estão as marcas Groovin e Mapex. Mas lembre-se: você deve gastar tempo praticando, e não dinheiro colecionando instrumentos.
Como afinar o bumbo?
Tanto para shows ao vivo quanto para gravações, eu afino as duas peles do bumbo com a mesma tensão, mas não necessariamente numa nota específica. Cada tambor tem um nível de afinação ideal. Não tente forçar um nível de afinação que seja muito alto ou baixo para as dimensões do tambor. Quando você atinge o nível de altura (afinação) natural do tambor, que é definido pelas suas dimensões, e as peles estão bem afinadas, o tambor irá "cantar" e não produzir um som "morto" ou um som de "plástico". Eu uso uma pele pinstripe REMO (batedeira) e uma Ambassador (resposta). A pele da frente possui um furo de 6 a 8 polegadas para oferecer várias opções de timbre quando microfonado. Isso permite que o engenheiro tenha também várias opções de posicionamento do microfone para obter o som desejado. Quanto mais próximo do centro do tambor estiver o microfone (onde o pino do bumbo bate na pele), maior o impacto ou ataque captado pelo microfone; e quanto mais deslocado do centro da pele, mais "cheio" será o som. Eu sou da opinião que você deve deixar o som da sua bateria "soar". Eu tento não abafar muito meus tambores. Uso um muffle no bumbo e todos os outros tambores "abertos". É importante você controlar as "sobras", mas não "matar" o som de seus tambores!
Qual a velocidade ideal para praticar os rudimentos?
Especialmente quando trabalhar com os rudimentos, é importante começar devagar, num andamento confortável. Daí, gradativamente, aumentando a velocidade. Uma grande parte dos bateristas querem ser rápidos logo e se preocupam apenas com a velocidade. Mas não é bem assim que funciona. Bateria requer muita prática e disciplina. Não espere estar apto a tocar rápido antes de tocar devagar, porém corretamente!
Sou principiante e ainda não tenho uma banda. Como poderias aplicar os meus estudos?
Sempre que você ouvir o rádio ou suas músicas favoritas, comece a prestar atenção na bateria. Tente identificar exatamente o que o baterista está fazendo (tocando). Procure verificar o estilo do baterista. Veja se você gosta ou não. Pergunte a você mesmo porque gostou ou não gostou. Se você gostou tente tocá-la, se não gostou, que elementos que você mudaria? Toque a música usando suas idéias e seus próprios elementos. Analise o resultado. Essa é uma ótima maneira de você praticar e desenvolver um estilo pessoal.